• MARGARIDA MARIA

    A cuidar de si como de nós mesmos!

A FRAGILIDADE DE UMA FLOR, A FORÇA DE UM CORAÇÃO.

A Margarida Maria – Residências Sénior tem a sua matriz de inspiração na flor e no coração. Dois símbolos que concretizam o paradigma da nossa ação.

.margarida

Margarida, ícone da simplicidade, delicadeza e jovialidade, representa o espírito que move a nossa missão em prol do bem-estar e da alegria de viver. Margarida, a flor do BEM-ME-QUER, surge como um símbolo associado à sensibilidade, ao afeto e ao respeito pelas pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

.maria

Maria é símbolo de força, grandeza, exigência, bondade, entrega e misericórdia. Maria é sinal de coração em tudo e com todos. Maria é confiança, é fé, é esperança, é amor, é serviço, é Cuidar Sempre, Mais e Melhor. Numa época de grandes riscos de solidão e desintegração familiar e social, Maria inspira-nos no compromisso de ESTAR MAIS e SER MELHORES, na vida dos nossos utentes, na vida das suas famílias.

Inspiramo-nos no bem querer para bem cuidar!

ESTIMAMOS PESSOAS, VALORIZAMOS A VIDA.

O Projeto MARGARIDA MARIA resulta da identificação da necessidade de criar uma resposta social diferenciada, com capacidade para responder aos desafios da nossa sociedade envelhecida e que contribua para uma verdadeira humanização dos cuidados à pessoa idosa.

A atual conjuntura sociodemográfica do nosso país lança enormes desafios à intervenção junto da população sénior, existindo graves riscos de massificação e despersonalização do seu atendimento. Neste sentido, na Margarida Maria – Residência Sénior, privilegiamos a criação de um espaço familiar, confortável e seguro, onde os nossos residentes se sintam em casa. Com o mesmo objetivo, mas efectuando o movimento inverso, através do serviço Margarida Maria – Cuidados ao Domicílio, levamos todo o profissionalismo, qualidade e experiência para o aconchego do seu lar.

O Projeto Margarida Maria pretende assim responder aos cuidados resultantes das necessidades especiais das pessoas de idade maior, de uma forma técnica e especializada, atendendo às suas fragilidades com o respeito que elas exigem, numa defesa absoluta pela Dignidade da Pessoa Humana em todas as fases da sua vida.

OS MELHORES CUIDADOS, À SUA MEDIDA.

A ação desenvolvida pelos nossos serviços assenta na implementação de um modelo de intervenção terapêutica e holística, promotor do bem-estar e da qualidade de vida em todas as suas dimensões – física, mental, social, emocional e espiritual.

O modelo de assistência integral adotado apresenta como pilar estrutural a preservação e estimulação dos laços afetivos e das relações familiares, assim como a individualização dos cuidados prestados.

O Projeto Margarida Maria disponibiliza serviços em funcionamento permanente, dirigidos a pessoas mais velhas com diversos graus de autonomia, independência e funcionalidade, assim como, diferentes quadros de saúde, o que implica cuidados assistenciais personalizados.

Deste modo, a nossa equipa elabora um plano de desenvolvimento individual, baseado numa avaliação geriátrica global, onde se determinam objetivos de intervenção que permitam manter as faculdades que o sénior ainda conserva, assim como, recuperar capacidades que proporcionem a melhoria da sua qualidade de vida.

HUMANIZAMOS OS CUIDADOS, PRIVILEGIAMOS A DIGNIDADE.

Margarida Maria – Residência Sénior é um projeto que assume como missão fundamental a promoção do bem-estar integral da pessoa idosa, através da criação de serviços de acolhimento residencial que proporcionem os cuidados gerontológicos mais adequados, atuais e inovadores, com vista à melhoria da qualidade de vida dos seus residentes, privilegiando sempre o seu conforto, individualidade e dignidade.

Afetividade

Humanização dos Cuidados
Dignidade da Pessoa Humana
Valorização dos Afetos
Centralidade das Relações

Fazer o residente sentir-se em casa a todo o momento do seu acolhimento, promovendo cuidados de cariz relacional e afetivo e respeitando as suas escolhas, preferências, desejos e interesses, numa tentativa de recriação de um ambiente o mais próximo possível das suas condições naturais de vida.

Adoptar uma Cultura Ética de Prestação de Cuidados, respeitando a deontologia das diferentes categorias profissionais envolvidas nos serviços prestados.

Cultura Ética

Deontologia
Respeito
Responsabilidade
Compromisso
Competência
Profissionalismo
Rigor

Cidadania Plena

Identidade
Autonomia
Independência
Participação
Inclusão
Acessibilidade
Família
Comunidade

Potenciar uma cidadania plena, estimulando o convívio e promovendo o acesso e a participação dos idosos na vida comunitária, sempre com respeito pela sua identidade e autodeterminação. Integrar o sénior em todas as esferas da vida social, cultural, civil e espiritual, animando sentimentos positivos de satisfação, auto-estima e realização pessoal.

Optimizar as condições de saúde dos nossos utentes, através da implementação de tratamentos geriátricos de vanguarda, actuando sempre em harmonia com o progresso contínuo das respostas da ciência às necessidades das pessoas idosas.

Inovação

Atualidade
Vanguarda
Ciência
Tecnologia
Qualidade
Excelência